2019 / ELAS QUEM [parte 1] ~ uma exposição no âmbito do Festival Feminista de Lisboa

segunda-feira, 29 de abril de 2019


EXPOSIÇÃO - “ELAS QUEM [parte 1] ” de Sabrina D. Marques, 2019


A que precursoras devemos a luta por direitos que, enquanto mulheres, hoje tomamos como adquiridos? Na exposição “Elas quem”, construída a partir de stills de cinema, de fotografias, de emissões audiovisuais portuguesas e de anúncios publicitários da época, refletimos acerca da evolução do papel da mulher em Portugal, do século XX para o século XXI, mapeando uma progressão social, política, jurídica.

Depois de recortados, ampliados e justapostos, estes fragmentos sucedem-se num percurso cronológico onde, para inscrição da memória colectiva, se destacam os nomes mais emblemáticos deste processo de emancipação. Em homenagem às técnicas manuais que me foram ensinadas pelas primeiras mulheres da minha vida, uma série de retratos costurados expõe as árduas décadas de uma inspiradora postura de não-resignação, daqui com vista para o futuro.

Esta exposição procura estimular um espírito interventivo, encaixando-se no tema proposto do festival, ''Luta no Quotidiano'' e convocando a tomada de consciência do feminino.

FINISSAGE / FESTA DE FIM: Sexta 17 Maio, a partir das 18h no Restaurante Cabane
https://www.facebook.com/events/330440024560065/

destaques:
Time Out Lisboa: https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/lisboa-esta-mais-feminista-do-que-nunca-050219
Revista Sábado: https://www.sabado.pt/gps/palco-plateia/musica/detalhe/festival-feminista-arranca-com-festa-no-clube-ferroviario
Magg: https://magg.pt/2019/05/06/exposicoes-debates-ou-festas-7-eventos-a-nao-perder-no-festival-feminista-de-lisboa/
Feminista.pt: https://feminista.pt/evento/exposicao-elas-quem-3-a-17-maio-2019-festival-feminista-de-lisboa












Com tecnologia do Blogger.