2017 / GÉNERO E IDENTIDADE @ NIMAS / conversa em torno de ''Wanda''

quarta-feira, 29 de março de 2017


Na próxima sessão do ciclo “Género e Identidade”, a 29 de Março, será exibido o filme “Wanda” (1970), de Barbara Loden. O filme segue os passos de uma mulher que abandonou o seu papel de mãe e esposa para se entregar a um caminho de aventura, vício e danação. Após a projecção desta obra haverá um debate moderado por Luís Mendonça (crítico de cinema, co-editor do site de cinema À pala de Walsh e investigador do IHA), com a participação de Fernando Guerreiro (docente da Faculdade de Letras de Lisboa, tem escrito sobre problemas de representação, nomeadamente no cinema) e Filipa Rosário (investigadora de Pós-Doutoramento, coordena, no Centro de Estudos Comparatistas, o projecto “O Cinema e o Mundo - Estudos sobre Espaço e Cinema” e lecciona Cinema Português na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

 
Organização: Cluster Photography and Film Studies – Instituto da História da Arte/FCSH/NOVA, Leopardo Filmes e Medeia Filmes

Curadoria: Bruno Marques, Luís Mendonça, Mariana Marin Gaspar e Sabrina D. Marques

2017 / MARTE - Mostra de Artes Visuais

quinta-feira, 16 de março de 2017



10.3.2017
Sabrina D. Marques + João Terras + Rita Senra
na inauguração do mARTE #9 (Barcelos, MARÇO 2017)


Debater o Feminino & Masculino
a partir de Jean-Luc Godard

Tomo conhecimento da louvável iniciativa MARTE - Mostra de Artes Visuais, em Barcelos, pelo Professor Artur Durão e o 10 de Março de 2017 viria a assinalar a minha primeira ligação ao programa. Aceitando o convite para comentar o filme Masculin Féminin (1966) de Godard, integraria presencialmente um serão de actividades ao ar livre, destinado aos alunos da Escola Secundária Secundária Alcaídes de Faria e respectivas famílias e comunidade. O filme, proposto pelo MARTE, traria à discussão as temáticas da Igualdade e Diversidade de Género, problematizando questões essenciais para reflectir temas como a performatividade sexual, a orientação sexual, a identidade sexual e a igualdade e nivelamento entre géneros. Contextualizando sucintamente a obra no interior do cinema do autor e do fluxo desconstrutor da Nouvelle Vague, desmontou-se o título no pós-visionamento evocando, à luz do presente, as funções da linguagem, da estereotipia e da denominação na representação dos géneros e seus respectivos papéis sociais. A discussão, acompanhada por João Terras e Rita Senra (participantes e organizadores do MARTE), integrava-se num movimento alargado de conversas fílmicas que, ao longo de 2017 abriu, entre Lisboa e o Porto, um debate em espaço público destas temáticas, por via da programação - que integrei - do Ciclo Género & Identidade nos Cinemas Medeia (pelo Instituto de História da Arte - FCSH-UNL). Estes visionamentos, comentados por convidados de diversas áreas de especialidade, foram ainda enquadrados por publicações académicas, textos e dossiers dedicados a dar forma a questões tão estruturantes para uma justa (re)formulação da sociedade para os seus indíviduos / pelos seus indivíduos. Uma promoção das vias activas da cidadania, da participação e da acepção colectiva do fórum social que o MARTE tem vido a celebrar entre os jovens, no decorrer da sua actividade.

















2017 / CICLO GÉNERO & IDENTIDADE @ Nimas - Conversa em torno de ''Ma Mére''

quarta-feira, 15 de março de 2017


Exibição de “Minha Mãe” (2004), de Christophe Honoré, com Isabelle Huppert e Louis Garrel. No filme, Pierre, um adolescente de 17 anos, tem um amor cego pela mãe, que não está disposta a assumir o que o filho projecta dela. Recusando ser amada por aquilo que não é, ela decide quebrar o mistério e revelar a sua verdadeira natureza - a de uma mulher para quem a imoralidade se tornou um vício. Após o filme, haverá um debate moderado por Bruno Marques (professor auxiliar convidado da FCSH/NOVA e investigador do IHA), com a participação de Conceição Tavares de Almeida (Psicóloga Clínica e Psicanalista; vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise) e Luís Mendonça (crítico de cinema, editor do À pala de Walsh e investigador do Instituto de História de Arte).Amanhã, às 19h00, Género e Identidade - "Minha Mãe" de Christophe Honoré no Espaço Nimas.


Organização: Cluster Photography and Film Studies – Instituto da História da Arte/FCSH/NOVA, Leopardo Filmes e Medeia Filmes

Curadoria: Bruno Marques, Luís Mendonça, Mariana Marin Gaspar e Sabrina D. Marques
 

2017 / GÉNERO & IDENTIDADE @ Nimas / Conversa em torno de ''A Academia das Musas''

A primeira sessão do ciclo GÉNERO & IDENTIDADE acontece já no dia 15 de Fevereiro, e após a exibição do filme A ACADEMIA DAS MUSAS, haverá uma conversa com CLARA ROWLAND (Professora Associada no Departamento de Estudos Portugueses da FCSH) e ELISABETE MARQUES (poeta e investigadora), moderada por LUÍS MENDONÇA (investigador e Co-fundador do site de cinema À pala de Walsh.

Exibição do filme A ACADEMIA DAS MUSAS

de José Luis Guerin, seguido de debate com Clara Rowland e Elisabete Marques;
Moderação: Luís Mendonça


2017 / EXT INT - Exposição de Mariana Castro & Silvio Santana @ Galeria Germinal

domingo, 12 de março de 2017

12/3/2017 - Inauguração de  EXT INT - Exposição de Mariana Castro & Sílvio Santana
na Galeria Germinal
curadoria de Sabrina D. Marques

2017 / MARTE

sexta-feira, 10 de março de 2017

POSTER / SOARES JOÃO (para mARTE 2017)

2017 / no elenco do Labirinto da Saudade

quinta-feira, 2 de março de 2017

Elenco da longa metragem O LABIRINTO DA SAUDADE
de Miguel Gonçalves Mendes (2017)

2017 / conversa no FESTIVAL GUIÕES


2017 - Festival Guiões / Métodos e Processos Criativos
Sabrina D. Marques + Luís Filipe Rocha + Gonçalo Galvão Teles + João Nunes +Virgílio Castelo + Joana Areal + João Carvalho Pires  - Cinema S. Jorge (Lisboa)



2017 / GÉNERO E IDENTIDADE @ NIMAS --- CONVERSA sobre o filme ''ASAS''

ASAS, de Larisa Shepikto, é o filme exibido hoje no ciclo GÉNERO & IDENTIDADE. Após o filme, haverá uma conversa com Carlos Natálio (crítico de cinema), Raquel Morais (crítica de cinema) e Mariana Gaivão (realizadora / montadora), com moderação de Sabrina D. Marques. Às 19h00 no Espaço Nimas.  


2017 - ASAS de Larisa Sheptitko
(Ciclo Género e Identidade no Espaço Nimas)

fotografia de Gonçalo Castelo Soares

2017 / CONVERSA: mARTE


2017 - MARTE -Mostra de Artes Visuais
Masculino-Feminino de Godard

2017 / CONVERSA: Antestreia de Félicité com Alain Gomis


2017 - Antestreia do filme Félicité com o reaiizador franco-senegalês Alain Gomis
Cinema Monumental, Lisboa

2017 / CONVERSA: Vila do Conde > Experimental



2017 - Curtas Vila do Conde: Competição Internacional / Experimental

2017 / CONVERSA: Terror em Terra Quente (Motelx)




2017 - MOTELX / Conversa Terror em Terra Quente: Visões da América Latina no Cinema de Terror,
masterclass por Carlos Alberto Carrilho e Tiago Monteiro, com moderação de Sabrina D. Marques
Com tecnologia do Blogger.